ufrpe.br Desenvolvimento e implantação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco | Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais
 

Desenvolvimento e implantação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Apresentação

O projeto “Desenvolvimento e implantação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco” surge do potencial existente na Universidade Federal Rural de Pernambuco no campo do desenvolvimento tecnológico, a partir dos sete cursos existentes em áreas ligadas a computação. Esses cursos, seu corpo docente, discente e técnico-administrativos especializados na área, podem viabilizar maior autonomia e protagonismo no âmbito tecnológico. Para tal, buscamos desenvolver e implantar o Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para a sua efetivação, iremos identificar e conhecer laboratórios ou fábricas de software existentes em universidades públicas brasileiras com perfil similar ao que se encontra proposto; constituir o Conselho Gestor do laboratório; elaborar e documentar fluxos, procedimentos e tecnologias a serem utilizadas para execução das atividades do laboratório; elaborar o regimento do espaço; e catalogar e organizar as demandas existentes para desenvolvimento de software livres ou públicos por parte da gestão da UFRPE. Como resultados, esperamos contribuir com a ampliação da autonomia e protagonismo tecnológico da UFRPE; a criação de centro de excelência em desenvolvimento de software no interior de Pernambuco; economia com a aquisição de licença de software proprietários e pagos; formação dos estudantes da graduação; e a visibilidade e notoriedade da UFRPE no cenário nacional.

Objetivos

Objetivos gerais

  • Desenvolver e implantar o Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Objetivos específicos

  • Identificar e conhecer laboratórios ou fábricas de software existentes em universidades públicas brasileiras com perfil similar ao que se encontra proposto.

  • Constituir Conselho Gestor do laboratório.

  • Elaborar e documentar fluxos, procedimentos e tecnologias a serem utilizadas para execução das atividades do laboratório.

  • Elaborar regimento do LMTS.

  • Catalogar e organizar as demandas existentes para desenvolvimento de software livres ou públicos por parte da gestão da UFRPE.

Equipe

Docentes

Dr. Anderson Fernandes de Alencar (professor)
Dr. Igor Medeiros Vanderlei (professor)
Dr. Ícaro Lins Leitão da Cunha (professor)

Participantes

Daniel Alves da Costa (discente)