Apresentação
O sistema operacional GNU/Linux edUCA foi fruto de pesquisa e testes de distribuições GNU/Linux voltadas para a educação realizadas por parte de um grupo de professores e estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e do Bacharelado em Ciência da Computação da UAG/UFRPE. A partir dos resultados destas atividades, optamos, na ocasião, pela criação de uma nova personalização GNU/Linux utilizando como base a distribuição GNU/Linux Debian (https://www.debian.org) e, como interface gráfica, optou-se pelo LXDE (https://lxde.org).
Definidas as tecnologias centrais a serem utilizadas na personalização, os envolvidos deram início ao processo de avaliação e definição dos softwares livres com foco educacional que viriam a ser utilizados nos computadores portáteis. Entre as etapas percorrida para esta seleção, estiveram: pesquisa, filtragem, análise, categorização, classificação e hierarquização dos softwares. A pesquisa priorizou o levantamento de softwares livres, compatíveis com a distribuição escolhida. Durante a busca, localizamos a “Tabela Dinâmica Software Educacional Livre” (https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/wiki/Tabela_Din%C3%A2mica_Software_Educacional_livre), um dos resultados do projeto “Software Educacional Livre na Wikipédia” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SLOMP, 2016). Na tabela, constavam 323 softwares livres que abordavam conteúdos curriculares escolares, separados por idioma da interface, área do conhecimento, níveis de ensino e versões disponíveis. Esta tabela nos proporcionou um leque de opções em relação à escolha dos softwares a serem disponibilizados.
Contudo, como a lista era extensa, e não havia espaço suficiente para armazenamento no cartão de memória dos computadores portáteis, nos vimos desafiados a criar critérios para filtrar a quantidade de softwares existentes. Como critério de exclusão definimos a disponibilidade do software em língua portuguesa (português brasileiro ou de Portugal). Apesar da listagem de SLOMP (2016) já nos apresentar a classificação por nível de ensino, optamos por realizar uma nova análise, antes de excluir aqueles de ensino fundamental II (anos finais), ensino médio e ensino superior.
Concluída esta etapa, realizamos a categorização que partiu da identificação da área e da subárea do conhecimento já realizada pelo projeto de SLOMP (2016), fazendo alterações quando se mostrava necessário, relacionando os “conteúdos conceituais e procedimentais” e os “conteúdos atitudinais” previstos nos RCNEI e nos PCNs com os softwares livres analisados1. Efetivamos a (re)classificação dos programas por nível de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental I / II, etc, quando era o caso.
Por fim, por conta do pequeno espaço disponível no cartão de memória (não possui um harddisk), avançamos para a hierarquização dos softwares. Evidenciamos a priorização dos mesmos em cinco níveis, a saber:
1. Plenamente satisfatório.
2. Parcialmente satisfatório.
3. Satisfatório.
4. Parcialmente insatisfatório.
5. Insatisfatório.
Os critérios utilizados foram:
a) Facilidade de uso para usuário iniciante no software em questão;
b) Interface gráfica (qualidade estética)
c) Foco em conteúdos da educação infantil e ensino fundamental I previstos no RCNEI e PCNs;
d) Disponibilidade nos repositórios de softwares do Debian.
Ressaltamos que não foi elencado nenhum critério ligado a uma certa “qualidade pedagógica”, porque entendemos que cabe a cada professor(a), autonomamente, a decisão sobre o melhor uso do aplicativo escolhido.
Finalizada a hierarquização, iniciamos a instalação e testes com os softwares selecionados, na ordem estabelecida. Devido ao espaço físico disponível, foi possível realizar a instalação até o parâmetro “Satisfatório”. Assim, nem todos os softwares puderam ser incorporados no computador portátil pelas razões expostas.
1 Em 2019, prevemos a atualização do edUCA pautado, não mais no RCNEI e nos PCN, mas na Base Nacional Comum Curricular e do Currículo de Pernambuco para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Equipe
Docentes
Dr. Anderson Fernandes de Alencar (professor)
Dr. Mariel José Pimentel de Andrade (professor)
Dr. Igor Medeiros Vanderlei (professor)
Participantes
Dário de Araújo Frazão (discente)
José Otávio Timóteo de Souza (discente)
Marcio Silva de Castro (discente)
Tarcis Silva de Souza (discente)
Renato Pereira da Silva (discente)