Apresentação
Em ascensão na última década, o Desenvolvimento Global de Software, que tem como conceito a distribuição dos seus processos de desenvolvimento tem sido investigado pela indústria e a academia, com intuito de aumentar o embasamento sobre as melhores experiências e recursos utilizados em projetos distribuídos. Em outro contexto, o Desenvolvimento Ágil se tornou uma das metodologias de desenvolvimento de software mais utilizados na indústria, esse método surgiu com alguns novos conceitos, como entregas frequentes, melhor comunicação, foco especial em codificação, entre outros.
Na literatura há evidências das práticas Ágeis e o Desenvolvimento Global de Software trabalhando em conjunto, com o objetivo de explorar os pontos fortes de cada conceito e reduzir seus desafios. Porém, existem poucas formalidades de Processos de Software que servem como referências para o desenvolvimento de software nesse contexto.
O objetivo deste trabalho é construir um processo ágil de desenvolvimento de software baseado em evidências para equipes distribuídas, capaz de auxiliar instituições e organizações/empresas nas atividades demandadas em seus contextos. Dessa maneira, os usuários de um projeto possuem uma referência formal e padronizada sobre os papéis, ferramentas, fases, artefatos e práticas utilizadas para cada fase no desenvolvimento de um projeto.
Este trabalho pode beneficiar a área da Engenharia de Software como todo, disponibilizando um Processo de Software que pode ser utilizado por diversos segmentos de empresas e organizações, sejam estas com pequenas e grandes equipes, como também, utilizando o cenário distribuído ou não.
Principais objetivos
-
Tornar possível um processo ágil de desenvolvimento de software para equipes distribuídas.
-
Beneficiar a área da Engenharia de Software.
Equipe
Orientador
Ryan Ribeiro de Azevedo
Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha
Orientando
Alvanir Tadeu Lopes Junior (discente)